Uber anuncia mudanças para motoristas das categorias Black e Comfort para 2025

A Uber anunciou mudanças nas categorias de serviços Black e Comfort, que entram em vigor a partir de 6 de janeiro de 2025. Com as alterações, a base de veículos aceitos foi atualizada e houve mudança na idade mínima desses carros. De acordo com a empresa, a determinação foi feita a partir de aspectos apontados pelos usuários como importantes para a decisão na hora de pedir as viagens a fim de aprimorar a experiência dos parceiros e passageiros. A lista completa com todas as mudanças pode ser consultada no site da Uber.

Próximo verão: Empresas aéreas vão ofertar 17.800 voos a mais Queda no imposto: Tarifas de importação de remédios para tratamento de câncer, pneus e defensivos agrícolas são zeradas

Para a categoria Uber Black, o principal ajuste será o ano mínimo de fabricação dos veículos, que agora varia de acordo com a cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, o requisito é o ano de 2016. Já em São Paulo e Brasília esse limite passa a ser o ano de 2018. Em Belo Horizonte, será 2017. Nenhuma mudança na lista de modelos de veículos foi realizada.

Além disso, os veículos da categoria Uber Black precisam ter ar-condicionado, quatro portas e ser das cores preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. Já os motoristas parceiros devem ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias e média de avaliações dos usuários em no mínimo 4,85. Cumprindo tais critérios, o motorista está elegível para aceitar e fazer viagens de Uber Black.

De acordo com a empresa, essa categoria que oferece aos usuários uma experiência premium em carros sedã de grande porte.

Comfort: dois modelos deixam categoria

Já na categoria Comfort, a lista de veículos foi atualizada e também está disponível no site. Novos modelos foram incluídos e dois deixam a categoria: Renault Sandero e Hyundai HB20 (hatch). Além disso, os veículos têm que atender a idade veicular mínima necessária, que varia de acordo com o modelo. No Rio, esse limite é de carros fabricados a partir de 2015 ou 2017, variando também conforme o modelo.

Nessa categoria, os carros precisam ser mais confortáveis e espaçosos.

A empresa exige também que os veículos tenham ar-condicionado, quatro portas e no mínimo cinco lugares. Do lado dos motoristas, eles precisam ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias e média mínima de avaliações dos usuários de 4,80 para serem elegíveis.

De acordo com a Uber, aqueles que não são elegíveis para as modalidades Comfort e Black, continuam cadastrados para realizar viagens nas outras modalidades, como UberX e Uber Flash. A empresa informou também que a atualização na lista de veículos elegíveis foi repassada aos motoristas no início de outubro por meio de um comunicado enviado no aplicativo usado por eles.

Mais recente Próxima Empresas aéreas vão ofertar 17.800 voos a mais no próximo verão