NVIDIA e MediaTek podem lançar SoC para consoles portáteis em 2025
Com a Computex 2024 batendo à porta, diversos rumores começam a surgir, alguns bem interessantes para o segmento dos consoles portáteis. Segundo o informante XpeaGPU, a NVIDIA se juntou à MediaTek para desenvolver um SoC para consoles portáteis que deve ser apresentado nas próximas semanas e chegar em 2025.
A informação do insider foi uma forma de corroborar detalhes veiculados primeiramente pelo analista Dan Nystedt, que citou a parceria entre NVIDIA e MediaTek para o desenvolvimento de chips de IA baseados em Arm para computadores pessoais. Segundo Nystedt, o design do material será finalizado no terceiro trimestre de 2024, mas a fabricação ocorrerá por meio da TSMC na primeira metade de 2025, possivelmente usando litografia de 3 nanômetros.
Nessa toada, XpeaGPU aproveitou para reiterar que a parceria entre as duas empresas também envolve esforços para fabricar um SoC destinado a consoles portáteis. A publicação no X (antigo Twitter) enfatiza que o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, está frustrado pelos planos da Nintendo e enxerga esse mercado com bons olhos. Inclusive, o insider comenta que certos clientes chineses já estão interessados no projeto.
No entanto, o preço deste vindouro chip deve estar na casa dos US$ 300. O valor é alto, mas, até o lançamento oficial desse componente e sua integração em eventuais consoles portáteis, pode haver um ajuste de preços. Vale lembrar que certos rumores apontam o Nintendo Switch 2 com processador MediaTek e placa integrada NVIDIA.
Yep and Mediatek is also working on gaming handled SoC with Nvidia GPU as Jensen is frustrated by Nintendo and he sees a good market potential.
PS: its different than the new NV semi-custom div that tries to reenter the console market (some CN clients are already interested) https://t.co/sBuYVLJILc
— AGF (@XpeaGPU) May 15, 2024
Mais detalhes sobre esse misterioso chip devem ser revelados oficialmente nas conferências da NVIDIA ou MediaTek no começo de junho, na Computex 2024.
Deixe um comentário