INSS: 500 excedentes podem ser nomeados no segundo semestre, diz Lupi

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse ter um compromisso com o Ministério da gestão para receber mais 500 aprovados no último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A declaração foi dada em entrevista ao Jornal Estado de São Paulo.

Veja Mais

Procurado pelo Extra, o Ministério da Previdência confirmou o recebimento do pedido, mas disse que atendê-lo depende de recursos no orçamento. A pasta destacou que ainda não há possíveis datas de convocação.

“Eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social “, falou Lupi ao Estadão.

Na entrevista, Lupi também falou sobre a redução da Fila do INSS, que estava com uma média de 110 dias de demora, e hoje está em 39 dias — com algumas regiões apresentando tempo menor.

Ao Estadão, o ministro disse que uma série de medidas foram tomadas para “enfrentar a fila e melhorar a eficiência”. Ele citou turnos extras e gratificações dadas aos servidores por número de processos atendidos.

O ministro destacou também a plataforma Atestmed como ferramenta essencial para reduzir os problemas relacionados à licença-saúde. A plataforma, que permite anexar atestados para concessão do benefício por incapacidade temporária sem a necessidade de perícia médica, vem ajudando não só na redução da fila, como também de gastos.

“Até julho, todos os meus atendimentos serão via Atestmed, não marcaremos mais consulta para perícia específica para a licença-saúde. Com isso, a minha tendência é economizar 50% a mais do que eu já fiz”, disse o ministro ao Estadão.

Mais recente Próxima STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS