Natal: 20% dos trabalhadores temporários devem ser efetivados. Veja dicas

O consumo de fim de ano gera oportunidades de trabalho no comércio. São vagas temporárias para reforçar os quadros de lojas que veem a demanda crescer nesta época do ano. As chances, no entanto, podem se tornar ainda mais especiais. Isso porque cerca de 20% dos contratados no último trimestre do ano devem ser efetivados, de acordo com a Employer Recursos Humanos.

Segundo o especialista em gestão de pessoas e contratação temporária, Marcelo de Abreu, as vagas de extra-Natal se apresentam como portas de entrada para quem busca estabilidade no mercado.

— Elas permitem que os candidatos demonstrem suas habilidades, adquiram novas competências e ampliem suas redes de contato — afirma Abreu, listando as características que empresas costumam buscar para a efetivação: — Flexibilidade, capacidade de adaptação rápida, bom relacionamento interpessoal e habilidades de comunicação são competências essenciais para ser bem-sucedido.

Além disso, setores como comércio, turismo e logística buscam candidatos com capacidade de lidar com pressão, proatividade e organização.

— Essas habilidades são essenciais para se destacar, pois a natureza temporária exige rapidez de adaptação e entrega de resultados em curto prazo — finaliza Abreu.

Veja dicas para aumentar as chances de efetivação

Demonstre comprometimento e responsabilidade: comprometa-se com o trabalho e atente-se aos prazos e qualidade das entregas. Os profissionais responsáveis são vistos como confiáveis e mais propensos a ser efetivados. Invista em qualificações relacionadas à função: a qualificação do profissional pode ser um grande diferencial, mesmo em vagas temporárias já que os trabalhadores que investem em qualificação são percebidos como dispostos a contribuir no longo prazo. Trabalhe o relacionamento interpessoal: o bom relacionamento com a equipe é essencial para se destacar, principalmente, para empresas que valorizam a harmonia e a colaboração no ambiente de trabalho. Solicite feedback para aperfeiçoamento contínuo: aproveite o período temporário para solicitar feedbacks e aprimorar o desempenho. Essa atitude revela maturidade e vontade de evoluir, o que é muito valorizado para uma efetivação.

Conheça os direitos do trabalhador temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira, horas extras anotadas, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria. Junto à Previdência, aliás, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período.

Saiba Mais:

Atacante do West Ham, Michail Antonio passa por cirurgia após grave acidente de carro

Desfazer

Idosa desaparecida é achada morta após cair em cratera de nove metros enquanto procurava por gato nos EUA

Desfazer

Veja fotos do jornalista Marcelo Cosme

Desfazer

Mais recente Próxima