Receita Federal envia 11 mil avisos a contribuintes para regularização de obras

A Receita Federal enviou 11.688 cartas de “Avisos para Regularização de Obras” para os contribuintes, sendo 7.430 pessoas físicas e 4.258 empresas. De acordo com o Fisco, as notificações foram encaminhadas aos responsáveis por obras localizadas em todos os estados do país. Somente no Rio, foram 197 cartas — sendo 111 correspondências para pessoas físicas e 86 para pessoas jurídicas.

Veja Mais

Segundo a Receita, essas obras têm alvarás autorizando o início da construção expedidos pelas prefeituras dos municípios onde estão localizadas. Esses alvará foram emitidos nos anos de 2019 e 2020 e no mês de janeiro de 2021.

Agora, o prazo para regularização indicado nos avisos é 15 de agosto de 2024.

Todos os procedimentos para a regularização das obras devem ser feitos exclusivamente por meio do Portal e-CAC, acessível pela página gov.br/receitafederal. As orientações sobre como proceder estão nas correspondências enviadas.

“A ação faz parte da estratégia de incentivo aos contribuintes responsáveis por construções civis para que promovam a regularização de suas obras, antes do início de procedimento de ofício”, explicou a Receita.

Se o contribuinte não regularizar a obra no prazo estabelecido, uma fiscalização será aberta. O responsável estará sujeito a multas e juros de mora sobre o valor não recolhido.

Mais recente Próxima Reforma Tributária: o que é imposto do pecado, que vai taxar de vinho a carro elétrico?